KOMCA assume falhas após Mad Clown e Gary (LeeSsang) reclamarem sobre pagamento de taxas


Associação Coreana de Direitos Autorais Musicais (KOMCA) revelou que “não  distribuímos completamente algumas taxas”, reconhecendo o problema que os rappers Gary, da dupla LeeSsang, e Mad Clowndivulgaram. Os dois artistas notificaram o problema ao público através de suas redes sociais nessa semana.
Através de seu Twitter, Gary comentou: “Vocês que fazem música, como suas taxas de direitos autorais são recebidas? Desde o ano passado, quase a mesma quantidade de dinheiro está sendo depositada como pagamento pelas taxas. Músicos, por enquanto, mantenham-se fortes.” A agência de Gary também comentou: “Os cálculos das taxas de direitos autorais não estão sendo feitas de maneira certa. O pagamento de um produto recém lançado é o mesmo de quando passa um mês de seu lançamento, algo que não entendemos ou tem explicação adequada.”
Mad Clown também comentou, “Por que não há notificação sobre a quantidade de taxas que faltaram ser pagas no mês passado? Quando existem vários músicos que dependem dessas taxas pra viver, como eu… Os cálculos deste mês foram feitos de maneira certa? O que está acontecendo?”
Um executivo integrante da associação reportou ao Star Newsno dia 24 de janeiro (fuso coreano):
As regras de pagamentos de diretos autorais mudaram em dezembro de 2013 por ordem o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. Por isso alguns pagamentos ainda não foram organizados. Algumas músicas têm o mesmo título ou não têm o escritor e/ou compositor registrados pela associação. Essas músicas somam cerca de 3% do total do nosso banco de dados, e elas não foram organizadas ainda. A mudança nas regras para calcular o pagamento ocorreu por causa de músicas assim, mas com a tecnologia disponível hoje em dia é difícil organizar, eficientemente, um número tão grande de dados.
Alguns fornecedores têm dados sobre essas músicas que diferem dos nossos, e o desencontro de informações nos limita no pedido da quantidade certa de taxas de direitos autorais.
Para podermos resolver o problema de forma eficiente, nós estamos trabalhando com o ministério. Assim que o método de cálculo e distribuição for decidido, nós distribuiremos os pagamentos em pequenas quantidades. Entretanto, o pagamento do valor total ainda é desconhecido. Tenham certeza de que os donos das músicas não ficarão sem receber seus pagamentos respectivos no futuro. Nós faremos de tudo para que não haja danos aos possuidores de direitos autorais num futuro próximo
A associação assumiu ainda que cerca de U$ 3 milhões (cerca de R$ 7,8 milhões) não foram pagos aos associados ainda.
Fonte: Koreaboo | ALLKPOP/Sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas