Programa ‘Share House’ causa polêmica ao forçar o designer Kim JaeWoong a assumir homossexualidade


Como deve fazer parte do entendimento de muitos, a homossexualidade na Coreia do Sul é um tema delicado, e pouco apoiado dentro do país. A vida privada em geral, principalmente dentro da mídia, é um assunto do qual a maioria das celebridades procura fugir. Porém, recentemente houve um caso bastante controverso em um programa de televisão.
Muitos telespectadores expressaram desconforto pela forma com que o designer de moda Kim JaeWoong(김재웅) foi supostamente forçado a expor sua vida íntima durante o segundo episódio do novo programa de entretenimento da Olive TV, intitulado ShareHouse, que mostra o convívio de diversos artistas dentro de uma única casa, dividindo experiências.
Os companheiros de programa suspeitaram que ele era gay por culpa de seus gestos femininos, e o produtor musical e cantor Lee SangMin o encurralou, após JaeWoong voltar de um passeio com outra mulher, fazendo perguntas como, “Seja honesto, você gosta de homens? Ou mulheres?”. Desde o episódio piloto, Lee SangMin e os membros do elenco já haviam dito que o designer “precisa mudar sua voz para parecer mais masculina”.
“Se eu apenas encontrei minha namorada ou uma amiga próxima, o que isso importa para você?”, disse JaeWoong, em resposta.
Os participantes disseram então: “Nós estaríamos curiosos sobre isso mesmo se fosse você ou outro membro. Você está sendo excessivamente sensível.”
Após isso, Kim JaeWoong deixou a casa para ficar um tempo a sós consigo mesmo. Os membros da casa perguntaram uns para os outros:“Nós fomos muito duros?”
Após voltar, o designer confessou: “Eu sou o mesmo homem que SangMin, Sung Joon e HoYoung, mas há uma diferença entre nós, e é a de que eu gosto de homens. Eu sempre fui questionado pelos outros sobre ‘o que eu sou’ desde que era pequeno. Eu não sou um monstro.”
Em resposta a esse controverso e infeliz episódio, os internautas se manifestaram de forma massiva para defender Kim JaeWoong:
“Isso não é, de jeito nenhum, uma forma voluntária de se assumir. Ele foi tirado do armário forçadamente na TV”
“Estou certo de que estava no roteiro, mas desconfio das intenções do produtor. Esta não é uma forma voluntária de se assumir. Isso foi forçado.”
“Honestamente, eu mal sabia quem ele era, e não me importo sobre ele ser gay ou não, mas os outros integrantes passaram dos limites. Eu mesmo sou apenas um cara comum, mas eu me sinto mal por Kim JaeWoong…Eles encurralaram ele e exigiram saber se ele é gay. Isso é abuso verbal. Estou tão decepcionado com eles.”
“Eles escondem suas relações de namoro, mas são tão inflexíveis quanto a revelar que alguém é gay? Então por que não revelam seus relacionamentos também, o quão divertido seria, considerando que há um ídolo no elenco também.”
Como podemos ver, há muitos espectadores discordando das atitudes tomadas durante a gravação do programa, questionando o trabalho da produção e o comportamento dos participantes. É difícil saber de quem partiu as intenções desse diálogo, se foi da produção, ou dos próprios participantes, mas ao analisar as expressões de Kim JaeWoong e seu total desconforto, nota-se como a situação fugiu do controle e da ética. Confira o vídeo:


Anterior a isso, houve o famoso caso do ator e modelo Hong SeokCheon(홍석천), que em 2000 assumiu sua homossexualidade, e foi vítima de muitos comentários maldosos, além de perder sua visibilidade e prestígio na mídia por um longo tempo. Infelizmente, não há muitos registros de famosos que se sentem seguros em revelar suas preferências sexuais. 
Esperamos que Kim jaeWoong possa lidar com tudo da melhor forma, e que siga em frente de cabeça erguida.
Fonte: Sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas