Coreia do Norte envia condolências às vitimas da balsa sul-coreana

A Coreia do Norte expressou suas condolências sobre o naufrágio da balsa sul-coreana via mensagem de telefone pela Cruz Vermelha.
A mensagem que veio pelo nome de Kan SuRin, chefe da Cruz Vermelha da Sociedade Norte Coreana, foi enviada à Yoo JungKeun, que é o presidente da Cruz Vermelha (Sul) Coreana.
De 476 pessoas à bordo, 174 sobreviveram ao naufrágio da balsa Sewol. Infelizmente, 150 mortes foram confirmadas e 152 ainda estão desaparecidas até o meio-dia desta última quarta-feira.
O Ministro da Unificação Coreana disse: “Na mensagem, o Norte expressou sua profunda tristeza pelas muitas vítimas do desastre.”
As condolências do Norte são as primeiras desde 2003, quando um incêndio no metrô e o tufão Maemi balançou o país vizinho. E em 2006, o Sul também havia enviado suas condolências quando uma inundação atingiu o Norte.
Segundo os oficiais do Ministério, o Sul ainda irá responder às condolências enviadas nesta quarta-feira.
A Agência Central de Notícias Coreanas (do Norte) (KCNA), que é a mídia oficial do Norte, confirmou o envio da mensagem: “O Comitê Central da Cruz Vermelha da República Democrática Popular da Coreia enviou uma mensagem de compaixão na quarta-feira para a Cruz Vermelha Sul-Coreana. A mensagem expressava profunda simpatia em relação ao naufrágio da balsa ‘Sewol’ nas águas da Ilha de Jin, Província Sul de Jolla no dia 16 de abril, que causou muitas vítimas – sendo a maioria jovens estudantes e deixando muitas pessoas desaparecidas.
Especialistas sobre a Coreia do Norte disseram que esta ação do Norte parece ter a intenção de melhorar os laços frios entre os coreanos.
Após esta declaração devemos manter os olhos na posição da Presidente Park GeunHye em relação às Coreias. Parece que as intenções do Norte ao enviar esta mensagem são de descongelar o relacionamento inter-coreano,” disse Yang MooJin, um cientista político da Universidade dos Estudos da Coreia do Norte. “Só falta agora ver se o Norte irá continuar com o seu quarto teste nuclear.
Na manhã do mesmo dia, o Comitê do Norte da Reunificação Pacífica da Pátria, tratou de assuntos inter-coreanos e revelou que apenas haverá uma melhoria nas relações dos países dependendo da posição tomada pela Presidente Park, incluindo a retirada das sanções do Sul de 24 de Maio além das outras 10 demandas requeridas pelo Norte.
Em Maio de 2010, o Sul impôs sanções contra o Norte em resposta ao afundamento do navio de guerra sul-coreano Cheonan em Março, que foi alegado ter sido torpedeado pelo Norte.
Foi também anunciado que o Norte estaria preparando o seu quarto teste nuclear em direção à visita do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aos países asiáticos, incluíndo a Coreia do Sul neste mês.
Um oficial do ministério da unificação disse que o governo sul-coreano decidiu não responder às demandas do Norte.
Fonte: sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas