Filme sobre Massacre de Jeju é premiado no Festival de Sundance


O longa-metragem independente Jiseul, do diretor sul-coreano O Muelrecebeu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cinema de Sundance, tornando-se o primeiro filme sul-coreano a receber o prestigiado prêmio.
O filme retrata o Massacre de Jeju de 1948 em preto e branco, concentrando-se na lenda de um grupo de moradores forçados a se esconderem em uma caverna por causa da matança indiscriminada dos soldados.
O diretor O Muel, que vem da Ilha Jeju, disse: “Eu gostaria de compartilhar a honra do prêmio com as pessoas de Jeju.” enquanto aceitava o prêmio em Sundance, conforme divulgado pelo site do festival.

O longa-metragem superou outros 13 filmes na categoria Cinema mundial e sua vitória nos Estados Unidos é mais notória já que o massacre real foi tolerado pelo governo norte-americano quando ocorreu.
Jiseul estreou em 2012 no Festival Internacional de Cinema de Busan e recebeu quatro prêmios, incluindo o de Melhor Diretor da Associação de Diretores da Coreia do Sul .
Após a estreia norte-americana em Sundance, o filme estreará na Europa no 42º Festival de Cinema de Rotterdam na categoria Spectrum, dedicada a apresentar os trabalhos atuais de diretores aclamados.
O Muel tem visitará o festival a partir do dia 31 de janeiro e participará de debates depois das exibições de seu filme, informou a organização.
O Festival Internacional de Cinema de Rotterdam é um dos principais eventos cinematográficos da Europa. A edição deste ano teve início no último dia 23.
Confira o trailer de Jiseul:
Fonte: Kstar10/sarangingayo




Comentários

Postagens mais visitadas