A beleza do Hanbok nos tempos modernos

Por Sohn Ji-ae
Modelos desfilam vestidas em novos estilos de Hanbok criados por jovens estilistas promissores. (Foto: Jeon Han)
Existe um velho ditado na Coreia: “Belas penas fazem belos pássaros.” Isso quer dizer que roupas fazem as pessoas parecerem bem. Os antepassados dos coreanos acreditavam em colocar ênfase nas roupas, como se pensassem nelas como a representação da dignidade e do caráter de uma pessoa. O Hanbok, com a cultura, história e espírito da Coreia, foi incorporado a isso com seu design único e suas cores graciosas colocando ênfase especial nas linhas. Porém, mais e mais pessoas estão abandonando a vestimenta tradicional corana e procurando por roupas que vistam de maneira rápida e confortável. Felizmente existe muito esforço na nação para tornar o Hanbok parte da vida dos sul-coreanos.
O evento Hanbok Meets Design foi realizado na Estação Cultural de Seul 284 (antes Estação de Seul) no dia 25 de janeiro com um público de 150 pessoas que incluía especialistas em Hanbok, designers e comunidade em geral. Organizado pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, o evento, onde houve um desfile de moda e uma palestra especial, foi uma grande oportunidade para compartilhar a beleza e da história do Hanbok.
O Ministro da Cultura Choe KwangSik realizou o discurso de abertura. Ele disse: “Eu realmente gosto de vestir Hanbok. Estamos planejando obter apoio do governo para fazer do Hanbok uma vestimenta global usada por mais pessoas ao redor do mundo… Espero ver muitas pessoas em belos Hanboks por toda a nação no próximo dia do Ano Novo Lunar.
A proeminente designer de Hanbok, Lee HaeSoon, dá palestra sobre como o Hanbok está arraigado às vidas dos coreanos. (Foto: Jeon Han).
O Hanbok tem raízes profundas nas vidas dos coreanos do berço ao túmulo“, afirmou a importante estilista de Hanbok Lee HaeSoon. “É nosso dever manter a beleza e a tradição do Hanbok intactas e vivas.
Ela falou sobre quando participou no ano passado de um desfile de moda em Miami, na Flórida, em que os Hanboks roubaram a cena. “Espero que sem nenhuma alteração no Hanbok, a beleza seja transmitida para os corações das pessoas ao redor do mundo.“, afirmou.
O destaque desse evento foi o desfile em que pessoas normais andaram pela passarela em doze Hanboks feitos por três finalistas do concurso de design realizado para descobrir uma nova geração de jovens e talentosos estilistas de Hanbok.
As doze peças selecionadas representam o renascimento do Hanbok com estilos modernos e criativos enquanto preservam a beleza e as cores únicas da vestimenta. Eles são imbuídos do “Espírito SeonBi“, espírito de um virtuoso estudioso que possuía as virtudes do Confucionismo da piedade filial e lealdade ao rei e desprezava riqueza ou interesses privados, e de “xamanismo coreano“, uma variedade de crenças e práticas religiosas indígenas do povo coreano.
Os jovens estilistas transformaram o Hanbok tradicional em algo entre a tradição e a modernidade. Uma peça com uma saia transformada em calça e um jeogori (vestimenta superior) em uma jaqueta fashion chamou especialmente a atenção.
O designer Jang KwangHyo ressaltou: “O Hanbok tradicional é a materialização da história e da cultura da Coreia. É por isso que devemos manter vivas as belas linhas e a dignidade do Hanbok para as próximas gerações.
As crianças, sorrindo, mostram seus Hanbok escolares na passarela. Eles foram desenhados como parte de um projeto para expor jovens ao Hanbok desde a infância. (Foto: Jeon Han).
O Ministério da Cultura, Esporte e Turismo e a Fundação de Artes e Design da Coreia do Sul deram início ao projeto “Tornar o Hanbok um Estilo das Nossas Vidas” em 2012, em um esforço para fazer mais pessoas usarem a vestimenta tradicional e sensibilizar o público para a importância do Hanbok. Parte do projeto foi o projeto “Hanbok Uniforme Escolar 2012“, no qual seis escolas receberam uniformes desenhados por designers de Hanbok profissionais. Agora os estudantes das seis instituições de ensino vestem Hanbok para ir à escola.
Desde que os uniformes escolares foram transformados em Hanbok, os meus estudantes, antes arteiros e desatentos, se tornaram mais calmos“, afirmou a professora Bae HakSeop. “Os estudantes nunca reclamam por vestir uniformes Hanbok e se sentem confortáveis quando jogam futebol.
Fonte: Korea.net/sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas