Poeira amarela cobre a Coreia do Sul


A preocupação com a saúde pública aumentou nesta última segunda-feira (23 de fevereiro) com o aparecimento da poeira amarela vinda da China, o que levou o governo a emitir alertas pelo segundo dia consecutivo.
A poeira amarela deste ano, varreu a capital Seul e uma dúzia de áreas ao redor, e os alertas foram emitidos já no domingo, disse a Administração Meteorológica da Coreia (KMA). Foi o quinto aviso de poeira amarela na capital desde 2002.
Às 4 da manhã (fuso coreano), de segunda-feira, a concentração de poeira em Seul atingiu 1.044 microgramas por metro cúbico, o quarto nível mais alto  desde 2002, quando o governo começou a realizar medições. EmGanghwado, uma ilha na costa de Incheon foram registrados 707 microgramas por metro cúbico, seguido deChuncheon, província de Gangwon, com 696 microgramas por metro cúbico, disse a agência meteorológica.
Avisos de poeira amarela são emitidos quando se espera uma concentração de poeira média de mais de 400 microgramas por metro cúbico e que potencialmente permaneça por mais de duas horas. Mais de 800 microgramas por metro cúbico por mais de duas horas dispara um alarme.
A poeira amarela, que se originou a partir de desertos do sul da Mongólia e norte da China, voou para a península em um forte vento noroeste, levando a poeira amarela grossa“, disse o KMA.
A agência meteorológica aliviou as advertências para alertas em Seul e cidades vizinhas conforme a concentração de poeira foi gradualmente diminuindo, mas algumas áreas ainda provavelmente terão poeira amarela até terça-feira.
Os cidadãos foram aconselhados a ficar em casa e usar óculos de proteção e máscaras em caso de atividades ao ar livre. As autoridades também aconselharam as pessoas a lavar frequentemente o nariz com água corrente para evitar problemas respiratórios.
Junto com avisos de poeira amarela, o Governo Metropolitano de Seoul também emitiu os primeiros avisos de poeira ultrafina do ano, que chegou por volta da 1h da manhã de segunda-feira, uma vez que o nível médio por hora das partículas ultrafinas ou PM-2.5, estava em mais de 120 microgramas por metro cúbico por mais de duas horas.
A concentração de PM-2.5, já chegou a atingir 196 microgramas por metro cúbico uma vez em Gangseo-gu, o mais alto nível regional, informou a agência.  Avisos de poeira ultrafina também foram emitidos na província de Gyeonggi.
Fonte: Korea Herald/Sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas