Coreias do Sul e do Norte chegam ao acordo: Não haverá guerra


Kim KwaJin, o chefe da segurança nacional da Coreia do Sul aperta a mão de Hwang PyongSo, alto oficial do Exército Norte Coreano, após a reunião realizada na vila de Panmunjom, em Paju, na fronteira entre os dois países. Foto: The South Korean Unification Ministry via AP
Em 25/08 (horário coreano), as Coreias do Norte e do Sul chegaram a um acordo, pondo um fim a recente tensão estabelecida na Península.
Kim Kwa Jin, chefe da segurança nacional da Coreia do Sul, anunciou que cessará as transmissões de propaganda ao longo da fronteira nesta terça-feira e aceitará o pedido de desculpas da Coreia do Norte com relação às minas que feriram 2 soldados na fronteira.
A agência de notícias Yonhap informou que a Coreia do Norte afirmou “lamentar” que os soldados sul-coreanos tenham se ferido com as minas terrestres e retirou sua declaração de “semi-estado de guerra” após um acordo entre os dois países.
Kim KwaJin declarou: “Esperamos que as Coreias do Sul e do Norte possam construir um novo relacionamento como é o desejo do povo e que possam, sinceramente, manter os acordos e construir uma confiança mútua através do diálogo e da cooperação. Um dos fatos mais significativos desta reunião foi que o Norte pediu desculpas pelo incidente com as minas terrestres e concordou em não medir esforços para evitar que tais incidentes voltem a acontecer, além de aliviar a tensão”.
Na sequência, a Coreia do Norte também confirmou o acordo através da sua agência nacional de notícias.
Fonte: Koreaboo/Sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas