Hiroshima : 70 anos depois.

No dia  6 de agosto de 2015 foi lançado na cidade de Hiroshima uma bomba atômica pelos Estados Unidos, matando cerca de  140   mil pessoas, deixou inúmeros feridos e devido a liberação da radiação  milhares de pessoas morreram de câncer. 
A bomba se chamava Little Boy e era uma bomba feita de urânio e com cerca de três metros de comprimento. Pesava 4 toneladas e meia. E foi arremessada no avião chamado  Enola Gay, no qual a origem desse nome veio do em homenagem a mãe de um dos quatro tripulantes.

Nunca deveríamos esquecer esse ocorrido e sim “imortalizar”, além de ter mudado a vida de muitas pessoas até hoje e de ainda ter pessoas que sofrem com os efeitos da radiação, o sofrimento das famílias e amigos perdidos. Devemos nunca desejar que aconteça algo desse tipo novamente, não importa em qual país e por qual motivo. Principalmente  por usar a ciência para criar armas tão poderosas como a bomba e devido ao fato que dá para perceber até aonde o ser humano age sem remorso. 


Poema feito pelo Vinícius de Moraes como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas na cidade de Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

A banda Secos e Molhados fez a versão musical do poema. 











Comentários

Postagens mais visitadas