Park GeunHye assume a presidência da Coreia do Sul


Ao assumir oficialmente o cargo de presidente da Coreia do Sul, Park GeunHye jurou que sua administração será focada na integração social e na abertura de uma nova era de esperança. Como a primeira líder feminina da história moderna, a presidente Park expressou o desejo de conquistar a revitalização econômica, o florescer da cultura e a felicidade da população. Com o slogan “Iniciando uma nova era de esperança“, a cerimônia de posse foi realizada nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, em frente da Assembléia Nacional localizada em Yeouido, em Seul.
A cerimônia principal começou com hino nacional interpretado pela soprano Jo SuMi e pelo barítono Choi HyunSoo. A presidente Park chegou ao local acompanhada de 30 representantes depois das performances culturais realizadas antes do evento, das quais participaram o cantor Psy e o trio JYJ. Ela prometeu “rejuvenescimento econômico, a felicidade da população e o florescimento da nossa cultura” como presidente da República da Coreia em seu discurso. “Eu prometo embarcar na realização do ‘Segundo Milagre do Rio Han‘”, afirmou, expressando sua vontade e suas esperanças.

Sobre o objetivo de conquistar renovação econômica, ela disse: “A nova administração vai inaugurar uma nova era de esperança que tem como premissa uma economia revitalizada” através da busca de  uma economia criativa e da democratização econômica. “Uma economia criativa é definida como a convergência de ciência e tecnologia com indústria, a fusão da cultura com a indústria e o florescer da criatividade nas mesmas fronteiras onde antes havia barreiras.“, afirmou a presidente, apontando ciência, tecnologia e TI como prioridades-chave da sua visão de economia criativa.
Para que uma economia criativa possa nascer de verdade, a democratização econômica deve ser conquistada“, afirmou Park, enfatizando a importância da democratização da economia como pré-requisito de uma economia criativa. “Eu acredito fortemente que somente quando um mercado justo estiver estabelecido, todos poderão sonhar com um futuro melhor e trabalhar com o seu potencial máximo“, declarou.
Sobre o bem-estar social, ela enfatizou a importância da educação e citou um novo paradigma do bem-estar sob medida; “Um novo paradigma do bem-estar sob medida vai libertar os cidadão das ansiedades e permitir que eles prosperem em suas próprias profissões, maximizando os seus potenciais, e também contribuindo para o desenvolvimento da nação. Nós precisamos oferecer apoio ativo para que a educação traga o melhor das habilidades latentes do indivíduo e precisamos estabelecer um novo sistema que estimula o desenvolvimento nacional através dos degraus das capacidades de cada pessoa.
A presidente Park enfatizou o valor da cultura, citando a popularidade internacional da Hallyu, a onda cultural sul-coreana. “Nós vamos construir uma nação que se tornará mais feliz por meio da cultura, onde a cultura se torna uma fábrica da vida cotidiana, e um sistema de bem-estar social que envolve valores culturais“. Ela também afirmou que o país apoiará “atividades criativas que ultrapassam gêneros diversos” e nutrir a “indústria de conteúdo que mistura cultura com tecnologia avançada” e “dar partida na ignição de uma economia criativa e criar novos empregos.
Sobre os problemas geopolíticos envolvendo a península coreana, a Presidente Park mostrou ter uma posição firme dizendo: “Não vou tolerar nenhuma ação que ameace as vidas do nosso povo e a segurança da nossa nação.” Ela pediu para que a Coreia do Norte abandone suas ambições nucleares imediatamente para embarcar no caminho da paz e do desenvolvimento compartilhado.
Por meio de um processo de construção de confiança na Península Coreana, eu pretendo criar a base para uma unificação harmoniosa. É minha esperança que a Coreia do Norte cumprirá as normas internacionais e tomará a decisão correta para que o processo de construção de confiança na Península Coreana siga em frente“, discursou Park, expressando o desejo de uma reunificação pacífica.

Ela pediu que os coreanos “trabalhem juntos rumo à uma nova era de felicidade e esperança” para que todos “tornem-se parceiros em um novo milagre ou um novo capítulo do ‘Milagre do Rio Han’” no fim do discurso que foi seguido de uma salva de palmas dos participantes da cerimônia.
Após a posse, a Orquestra Sinfônica da Coreia do Sul fez uma apresentação especial de Arirang Fantasy, uma nova interpretação moderna de Arirang feita pelo músico new-age Yang BangEan. Essa apresentação contou com a participação de quatro cantoras: a cantoraInsooni, a cantora de jazz Nah YounSun, a estrela de musicais Choi JeongWon e a cantora tradicional Ahn SookSun.
Cerca de 70 mil pessoas estiveram no evento. Entre eles estavam mineiros e enfermeiras que foram enviados à Alemanha nos anos 70.
Mais de 140 representantes diplomáticos e embaixadores na Coreia do Sul foram à cerimônia. Oficiais de alto escalão e líderes mundiais estiveram presentes, incluindo Aso Taro, ministro de Finanças do Japão, o conselheiro de segurança nacional Thomas Donilon dos Estados Unidos, a vice-presidente do Peru Marisol Espinoza Cruz, o primeiro-ministro tailandês Yingluck Shinawatra, o conselheiro de Estado chinês Liu Yandong, que atualmente serve o Politburo do Partido Comunista da China, a governadora-geral da Austrália Quentin Bryce, e a diretora-executiva da União das Nações Sul-Americanas Michelle Vachelet Jeria.
Fonte: Korea.net/sarangingayo






Comentários

Postagens mais visitadas