Controvérsia de Tzuyu (TWICE) na China: Entenda o caso


Por se apresentar diversas vezes apenas como taiwanesa, a cantora Tzuyu é
duramente criticada por cidadãos chineses, que exigem o ‘exílio artístico’ do TWICE em atividades na China

A cantora Tzuyu, do grupo estreante TWICE, nasceu em Taiwan. Em várias ocasiões, quando questionada sobre sua nacionalidade, a jovem respondeu ser apenas taiwanesa. Mais recentemente, em uma gravação de um programa de TV chinês, ao lado de Jackson – integrante do grupo GOT7 e colega de empresa – Tzuyu foi corrigida por ele, ao se apresentar como sendo de Taiwan. O artista respondeu “Taiwan-China”, mas ela não se manifestou (desconforto que deu início a especulações de que a cantora seria pró-independência). Em outro momento, a cantora portou uma bandeira de Taiwan no programa coreano My Little Television, o que, aos olhos do povo chinês, é desrespeitoso, já que ela deveria estar com a bandeira da China.
Taiwan, oficialmente considerada como parte da República da China, tem reconhecimento internacional limitado por fatores políticos e históricos, com competência apenas sobre algumas ilhas. Seu atual presidente, Ma Ying-jeou, manifestou que considera a República da China como um país soberano e independente, incluindo a China continental.
Por outro lado, a República Popular da China, atualmente referida apenas como China, julga o território taiwanês como de seu domínio, por possuir jurisdição sobre o estado, e considera Taiwan uma província rebelde. Por conta destes conflitos de ideias, grande parte do povo chinês vê pessoas que se autodeclaram de Taiwan como sendo a favor da independência, enquanto que, oficialmente, o correto ainda é afirmar ser de Taiwan-China.

Com as eleições de Taiwan se aproximando, estes tópicos vêm à tona com mais força, e qualquer pessoa que apoie a independência do território será banido de transmissões e qualquer tipo de aparição pública, na China. Com isso, o cantor Huang An, nascido em Taiwan e declarado ser contra a independência da província, começou um protesto online contra Tzuyu e o publicou em seu Weibo:
“Uma garota taiwanesa chamada Chou Tzuyu, quando estava balançando uma ‘bandeira taiwanesa’, ano passado, na televisão coreana, eu já havia postado no Weibo para reportá-la. Os representantes de seus ‘fãs’ me enviaram uma mensagem privada explicando tudo, esperando que eu seria tolerante e mostrasse pena. Depois, uma estação de TV pró-independência a mostrou como uma orgulhosa ‘artista à favor de Taiwan’, ‘trazendo honra ao país’. Recentemente, este grupo coreano, que tem uma pessoa pró-independência taiwanesa e três japonesas, irá ao ‘Spring Gala’ da AHTV. Reposte isso se você é contra.”
E continuou em outra publicação:
“A luz do movimento pró-independência, Chou Tzuyu, veio para a capital Beijing! A mídia que apoia esta ideia tem dado ‘tapas em meu rosto’, comemorando sua chegada à China! @BeijingMediaNetwork a princípio, vocês não devem saber, mas vocês podem fazer o mesmo que CCTV fez com Wang Xi [outro artista, de Hong Kong, que sofreu represália de Huang An e foi banido de aparções públicas pelo mesmo motivo]. Se vocês sabem que algum artista é pró-independência, não o convide; se já o convidou, não use-o; se já o usou, não filme-o; se já o filmou, não veicule a filmagem. AHTV já sabe sobre isso e me contatou. Pelo bem de nossa ‘China continental do coração de vidro’, estou pronto para lutar.”
Como consequência destas reivindicações feitas pelo cantor, e apoiadas por diversos cidadãos chineses, as proporções do caso estão se tornando ainda maiores, com algumas pessoas (chineses locais) pedindo para que não só TWICE, mas, também, todos os artistas da JYP Entertainment tenham suas promoções artísticas banidas do país. Foi feita uma compilação dos efeitos que este protesto gerou, até agora:
  1. As gravações de TWICE para o Beijing Spring Festival Gala serão editadas e excluídas;
  2. O TWICE havia sido convidado para o An Hui Spring Festival Gala, mas o convite foi cancelado;
  3. O acordo entre LG (uma das maiores empresas de tecnologia da Coreia) e Huawei (uma das maiores empresas de tecnologia da China) para um comercial com o grupo foi cancelado;
  4. O Kuwo Music (streaming chinês de música, parecido com o Spotify) removeu todas as músicas e videoclipes dos artistas da JYP;
  5. O Kugou Music (outro streaming chinês) removeu todas as músicas e videoclipes do TWICE;
  6. A Hunan TV (emissora chinesa, onde vários artistas de K-Pop se apresentam) anunciou que “não convidará aos seus shows artistas que apoiem a independência de Taiwan”.
Desde a propagação deste assunto, a agência JYP Entertainment mudou os perfis oficiais de todas as integrantes do TWICE, a fim de acalmar a situação. Onde anteriormente lia-se 국적 (gook-jeok), que significa nacionalidade, agora está escrito 출생 (chool-saeng), que significa local de nascimento. Desta forma, Tzuyu ainda está listada como sendo de Taiwan.

Os cancelamentos de contratos e aparições do TWICE (e outros artistas da agência) se desenvolveram com particular rapidez, nos últimos dias. Por ora, nem Twzuyu ou a JYP Ent. se pronunciaram oficialmente a respeito do ocorrido. 
Fonte: OneHallyu, Fora da Esfera/Sarangingayo



Comentários

Postagens mais visitadas