Webtoons coreanos ganham destaque em festival francês


No Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Janeiro deste ano, nas ruas de Angouleme, sudoeste da França, foram exibidos 18 webtoons da Coreia do Sul, de acordo com recentes informações do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia.
Esta exibição especial foi para comemorar os 130 anos de relações diplomáticas entre a França e Coreia ocorrido este ano. “Esperamos que esta exibição tenha dado oportunidade para cartunistas coreanos aumentarem a interação com os fãs europeus“, disse o Ministério em um comunicado. Este evento é o quarto do gênero no festival de quadrinhos francês.
Intitulado “Webtoon Playground,” os 18 webtoons incluem “Misaeng” de Yoon TaeHo, “The God of High School” de Park YongJe, “Go Go Go” de Ha IlKwon, “The Sound of Your Heart” de Cho Seok e “Moving” de Kang Full.

Como parte do festival, o cartunista Lee JongBeom, conhecido como “Dr. Frost” e Uksoo, autor de “Ho!” demonstraram o processo de criação de webtoons. A conferência sobre o futuro dos quadrinhos on-line também foi realizada lá, com especialistas da indústria da Coreia e França, como o Prof. Hang SangJung, da Universidade Sangji, na Coréia, e Didier Borg, chefe da Delitoon, uma empresa francesa de webtoons.
Criado em 1974, o festival Angouleme é reconhecido como um dos maiores festivais de quadrinhos do mundo, juntamente com o “Lucca Comics & Games” da Itália e “Comiket” do Japão. O festival foi manchete na Coreia há dois anos, quando apresentou uma exposição especial sobre as mulheres de conforto coreanas, forçadas a escravidão sexual durante a Segunda Guerra Mundial. No festival, artistas coreanos exibiram 20 histórias em quadrinhos e trabalhos em vídeo sobre o tema.
Fonte: Korea Times/Sarangingayo


Comentários

Postagens mais visitadas