Soldado norte-coreano atravessa com sucesso a DMZ e deserta para Coreia do Sul


Soldados sul coreanos montam guarda na Zona Desmilitarizada em Panmunjom, na província de Gyeonggi
Com a fronteira mais fortemente guardada do mundo, a Coreia do Norte ainda adiciona casos de deserção, mesmo com medidas para aumentar a vigilância
Um soldado norte-coreano enfrentou a fronteira mais fortificada do mundo para desertar para a Coreia do Sul. O homem, que está sendo interrogado pelas autoridades sul-coreanas, chegou ao lado sul da Zona Desmilitarizada(DMZ), que divide as duas nações, cedo na segunda-feira (15/06) de manhã. “Ele cruzou a fronteira em Hwacheon, Gangwon, a pé e expressou seu desejo de desertar“, informou um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em Seul, à agência de notícias Yonhap.
Cerca de 1.400 norte-coreanos desertaram para o Sul em 2014, elevando o número total de pessoas que fugiram do Norte empobrecido para cerca de 50 mil. Contudo, a maioria dos desertores optam por atravessar a fronteira para a China antes de fazer seu caminho para a Coreia do Sul, e apenas uma fração deste número se atreve a atravessar a fronteira terrestre de 160 milhas diretamente para o Sul, porque é muito bem guardada.
Além de postos de guarda para impedir desertores, parte da fronteira é protegida por um muro, de aproximadamente 7m de altura, enquanto em outros pontos existem cercas de arame farpado e extensos campos minados. A última vez que um norte-coreano cruzou a DMZ para desertar foi em outubro de 2012, quando um cadete alegou ter matado dois de seus superiores quando bateu na porta de um quartel do exército sul-coreano para pedir asilo.
A nome do mais recente desertor não foi divulgado e suas razões para fugir do Norte ainda não estão claras, mas ele pode ter sido encorajado a agir antes que se intensificasse ainda mais a segurança do lado norte-coreano da fronteira. A Inteligência do Exército Sul Coreano relatou um aumento significativo em patrulhas de tropas norte-coreanas nos últimos meses. Em outubro, um grupo de soldados norte-coreanos se aproximou da fronteira e atirou contra alguns guardas sul-coreanos. A unidade sul-coreana respondeu ao fogo antes de recuar. Não houve relatos de vítimas em nenhum dos lados.
A Coreia do Sul também informou que o monitoramento das tropas do Norte revelou que eles estão plantando milhares de minas direcionada à pessoas, em um esforço para dissuadir os desertores em potencial. Medidas semelhantes estão sendo implementadas na fronteira da Coreia do Norte com a China, com cerca de 10 mil moradores de casas próximas da fronteira forçadamente realocados e suas casas destruídas.

Fonte: The Telegraph/Sarangingayo

Comentários

Postagens mais visitadas