Celebridades comemoram o Dia do Movimento pela Independência


No dia 1º de março é comemorado o Dia do Movimento da Independência da Coreia, também chamado de Movimento Sam-il (삼일운동). Esse dia celebra a declaração da Independência realizada em  1º de março de 1919, quando o país estava sob colonização japonesa. Nesta data, uma leitura da declaração é realizada em Seul, no Parque Tapgol, onde o documento foi lido pela primeira vez ao público.
Influenciados pelo presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson, jovens coreanos queriam que a Coreia voltasse a ter soberania como Estado independente. Sob o domínio japonês desde 1905, os coreanos haviam se tornado cidadãos japoneses de segunda-classe, sendo obrigados a usar nomes japoneses e falar a língua dos colonizadores, entre outras ações que feriam a identidade do povo coreano.
Nos Estados Unidos, a doutrina dos Quatorze Pontos de Wilson proclamava que todas as nações têm o direito de ter o direito de se governar e determinar seu próprio destino político sem compulsões ou interferências externas.
Além da inspiração do presidente norte-americano, o último monarca coreano – o Rei GoJong do império coreano, obviamente deposto após a colonização – faleceu sob suspeita de envenenamento planejado pelos japoneses em janeiro de 1919. Sua morte provocou a agitação dos coreanos que ficaram indispostos com a interferência dos japoneses em suas vidas.
O Movimento pela Independência, ocorrido às 14 horas dia 1º de março de 1919, foi um ato pacífico em que 33 líderes que exigiam a independência da Coreia se reuniram para ler o que chamaram de “Declaração da Independência Coreana”, que proclamou “a independência da Coreia e a liberdade do povo coreano.” Depois da leitura, os líderes chamaram a polícia e relataram o ocorrido. Todos foram presos.
Em seguida, as notícias sobre esse fato se espalharam rapidamente e vários coreanos começaram a resistir ao domínio japonês. Multidões começaram a se formar para ouvir os ideais de independência e protestar contra o colonialismo. A resposta japonesa foi violenta e provocou a prisão, tortura e até morte de centenas (até milhares) de pessoas.
O Movimento pela Independência não libertou a Coreia imediatamente. Os japoneses deram continuidade ao governo em solo coreano, mas seu poder foi abalado pelas manifestações. Muitos membros das comunidades internacionais que viviam no país passaram a apoiar a causa coreana. O governo provisório da República da Coreia foi estabelecido em Xangai e os coreanos buscaram outros fóruns para divulgação da sua causa.


Algumas celebridades usaram as redes sociais para celebrar este marco histórico para o povo coreano.
O cantor Jo Kwon, líder do 2AM escreveu: “Hoje é 01/03.” e postou uma imagem da bandeira coreana.
YuBin, integrante do grupo feminino Wonder Girls, publicou: “Hoje é 1º de março!! Ao invés de pensar nesta data como apenas mais um feriado, por quê não pensamos no significado por trás do Dia do Movimento da Independência,  somos gratos e temos corações patrióticos mais uma vez??ˆˆ
O cantor Se7en postou uma foto dele mesmo segurando a bandeira coreana com a legenda “Dia do Movimento pela Independência.
Fonte: Enews | 10mag | Wikipedia/sarangingayo




Comentários

Postagens mais visitadas